Capim Vaquero

Home » Produtos » Pastagens > Bovinos > Capim Vaquero

Capim Vaquero Ampliar a imagemlupa
Capim VaqueroCapim VaqueroCapim Vaquero
Capim VaqueroCapim VaqueroCapim Vaquero

capim vaquero Detalhes Capim Vaquero Português

capim vaquero Detalhes Capim Vaquero Inglês
Capim Vaquero

A semente de Capim Vaquero é proveniente de grama importada dos EUA, a grama bermuda, com alta qualidade forrageira e alta tolerancia a seca e frio, além de proporcionar altos rendimentos de matéria seca.

O Capim Vaquero é específica para clima tropical e temperado, sendo recomendada para sistema de pastoreio rotacionado intensivo e contínuo, fenação de altíssima qualidade e controle de erosões. Tem sua produção aumentada em 30% de forragem em anos de pluviosidade limitada (secas severas de verão), sendo exaustivamente testada nos EUA, senvindo como referência ao Brasil.

O Capim Vaquero foi desenvolvido exclusivamente para produção de forragens em climas tropicais, subtropicais e temperados. Recomendada para sistema de pastoreio rotacionado intensivo e contínuo, fenação de altíssima qualidade e controle de erosões.
Produz em torno de 30% a mais de forragem em anos de pluviosidade limitada (secas severas de verão), foi testada exaustivamente nos EUA, onde foram tiradas estas conclusões que podem servir de referência ao Brasil.

DESEMPENHO
Produz forragem de alta qualidade.
Enorme resistência a seca.
Custo de implantação mais baixo do que dos híbridos estéreis como COASTCROSS e TIFTON.
Excelente desempenho em sistemas de produção de feno de altíssima qualidade, com intervalo de corte de 4-5 semanas.

INDICAÇÃO
Produtores de feno;
Criadores de bovinos, eqüinos, muares, ovinos e caprinos;
Pecuária de Corte e Leite em sistema rotacionado intensivo;

VANTAGENS DA VAQUERO® NO BRASIL
Até hoje, as pastagens cultivadas com a espécie Cynodon dactylon são de híbridos estéreis, como TIFTON, COASTCROSS, cujo plantio se faz por propagação vegetativa (mudas), o que requer várias atividades, muitas delas manuais, além do seu alto custo de implantação.
Com o uso da Vaquero®, e pela alta qualidade das sementes, exclui-se as diversas etapas do plantio de mudas e tem seu custo de implantação reduzido, comparando-se aos híbridos estéreis.

RECOMENDAÇÕES DE PLANTIO
Época: Durante a primavera, no início da estação chuvosa.
Solos: Preferência os areno-argilosos, mas podendo também cultivar em solos argilosos, de média a alta fertilidade natural, corrigidos, com pH entre 6 e 7, ou seja elevar a Saturação de Bases a 70%.
Densidade de Semeadura: 10 kg/ha de sementes.
Plantio: A lanço com plantadeiras de precisão. Incorporação até 0,5 cm de profundidade.
Adubações: Os pastos formados com Cynodon dactylon requerem adubação Nitrogenada para grande produção de massa verde e rebrota vigorosa. Deve-se usar, em caso de fenação 9 kg de N para cada tonelada de feno colhido. Em caso de pastoreio rotativo, deve-se aplicar pelo menos 25 kg de N/ha após a retirada dos animais. Demais elementos devem ser aplicados conforme resultado de amostra de solos.
Consórcio: Com a Leguminosa Estilosantes Campo Grande, para aceleração da resposta efetiva da rebrota, complementando a nitrogenação e proteína disponível para os animais.
Tempo de formação da pastagem: Em favoráveis condições climáticas e de plantio o estabelecimento pode ocorrer a partir de 21 dias, podendo a pastagem ser utilizada após 60 dias de plantio.
Fenação: ciclo de corte de 4 a 5 semanas, durante os meses mais quentes do ano.

Utilizando o Capim Vaquero, pela sua semente ter alta qualidade e por ser uma combinação de variedades, diminuem-se as etapas do plantio de mudas, reduzindo o custo da implantação quando comparado aos híbridos estéreis.

Alta resistência a seca
Resposta rápida a adubação nitrogenada
Alto teor de proteína e NDT
Rápido estabelecimento
Fenação
CaracterÍsticas TÉcnicas

brasil

Nome Científico: Cynodon Dactylon
Cultivar: Vaquero
Fertilidade do Solo: Médio - Fértil
Forma de Crescimento: Perene, Rizomatosa, Estolonífera
Altura: 0,30 a 0,40 metros
Utilização: Ovinos, caprinos, eqüinos, bovinos, gado leiteiro
Palatabilidade: Alta
Tolerância à seca: Alta
Tolerância ao frio: Alta
Proteína Bruta na M.S.: 15 a 33%
Consorciação: Estilosante Campo Grande
Profundidade de plantio: 0,5 cm
Ciclo Vegetativo: Perene
Matéria Seca - ha/Ano: 16 a 18 ton.
Cigarrinha: Resistente
Plantio: 8 - 10kg/ha

brasil