Plantio de gramados em áreas descobertas

02


OUT

Plantio de gramados em áreas descobertas

Antes de semear, limpe a área completamente, removendo todo tipo de entulho, incluindo pedras, galhos e matos existentes. Se o solo estiver muito compactado, promova a sua descompactação com o uso de alguma ferramenta, como o enxadão ou similar. Se a área for muito infestada de mato, aplique sobre o terreno algum produto específico para matar as plantas daninhas existentes. Siga corretamente as instruções de uso do produto no que se refere à dosagem, carência e método de aplicação.

Faça uma cobertura fina sobre todo o terreno utilizando-se de húmus de minhoca, terra vegetal peneirada ou algum condicionador de solo, se possível misturado com areia de granulometria média. Nivele o terreno com um rastelo, fazendo com que a superfície fique lisa e uniforme para receber as sementes. Molhe a área nivelada e verifique se há formação de pontos de encharcamento; tal procedimento é adotado para prevenir problemas futuros com a drenagem do local. Recomenda-se que em locais mais encharcados se execute a drenagem da área antes da semeadura. Faça uma adubação inicial com fertilizante de formulação 15-30-8 ou similar à base de 100 g/m².

Faça a semeadura da área utilizando-se de um semeador ou manualmente, distribuindo uniformemente a semente pelo terreno. Aplique as sementes de acordo com a tabela de medidas recomendadas pelo produtor da mesma. Após a semeadura, aplique sobre todo o terreno uma cobertura fina com o mesmo composto usado na cobertura inicial, tomando-se cuidado para não soterrar as sementes (0,5-1,0).

Certifique-se de que o terreno esteja bem firme, a fim de assegurar que as sementes entrem em contato com o solo úmido. É de suma importância e crucial para o sucesso da semeadura a presença de água. Molhe constantemente para manter o solo úmido, mas evite excessos para não formar poças ou encharcar a área. Molhe no mínimo duas vezes ao dia, durante o período de germinação. Após esse período, continue molhando uma ou duas vezes por dia, dependendo de temperatura, até o gramado estar formado. Em regiões muito secas, molhe o terreno quanto for necessário para manter o solo úmido.

Depois de duas semanas procure por espaços ainda abertos e semeie novamente, repetindo o processo. Num período de quatro a seis semanas é possível iniciar o processo de adubação; comece por adubar a área com fertilizante de formulação 20-05-20 ou similar. Entre três a quatro semanas execute o primeiro corte, e depois corte regularmente mantendo o gramado na altura desejada; evite cortes muito rasteiros.