Brachiaria Ruziziensis, ótima gramínea para bovinos

Brachiaria Ruziziensis, ótima gramínea para bovinos

Esta espécie está relacionada com a Brachiaria decumbens, da qual difere por ser de porte maior. Hoje em dia, a gramínea é utilizada em diversos países tropicais, apresentando bons resultados. No Brasil, estima-se que chegaram depois da sua aplicação na Austrália, sendo antes utilizada na ilha de Madagascar.

Brachiaria Ruziziensis: especificações Agronômicas

Um kg de semente de Brachiaria Ruziziensis contém 250.000 sementes. A Ruziziensis possui de média a alta fertilidade e exige boa drenagem para atingir todo o seu potencial, além de necessitar do clima nativo de regiões tropicais.

Embora não resista a geadas, se plantada em condições ideais suas sementes germinam e se estabelecem bem. Sua palatabilidade é muito bem recebida por animais, pois a espécie emana um odor peculiar, semelhante ao capim gordura. Mas, devido a isso, é preciso ter cuidado com o pastejo, pois pode comprometer sua rebrota.

Outra importante característica é sua qualidade nutricional, que oferece de 8 a 11% de proteína em sua matéria seca. E atenção: a Brachiaria Ruziziensis é altamente suscetível às cigarrinhas-das-pastagens.

Maneiras ideais de aplicação e manejo da Brachiaria Ruziziensis

Conforme dito anteriormente, a Ruziziensis é uma ótima pedida para gado de recria e engorda. E graças à sua boa qualidade de forragem, é possível utilizá-la na prática de fenação. Porém, em caso de pastejo direto, é preciso ter atenção com a altura do pastejo, de modo a evitar sua degradação.

A boa capacidade de germinação de suas sementes, principalmente em sobressemeadura, isto é, plantio em áreas com diferentes cultivos, como soja, faz com que suas sementes sejam recomendadas por vários técnicos em locais de plantio direto e áreas de integração lavoura-pecuária.

Muitos agricultores têm aplicado seu uso nos períodos de entressafra da cultura de soja, para cobertura vegetal, e como pasto durante o inverno. A boa cobertura de solo permite que sua área seja utilizada como piquete para os animais na época do frio. No período de setembro a outubro, as plantas ruziziensis são queimadas com um herbicida à base de glifosato, gerando boa cobertura (palhada) para um novo plantio de soja.

Produtores ainda informam que a produção de grãos em áreas de braquiárias tem apresentado rendimentos melhores frente à produção de grãos em áreas exclusivamente agrícolas, como o plantio de soja em uma área exclusiva de soja.

Características técnicas

A Brachiaria Ruziziensis apresenta crescimento em forma de touceira, e possui boa digestibilidade e palatabilidade. Tem tolerância média à seca e baixa ao frio. Gera 12 a 14 toneladas de matéria seca, com 8 a 11% de proteína bruta. É indicada para pastoreio direto e feno.

Resumo

  • Nome científico: Brachiaria Ruziziensis Germain et Evrard
  • Origem: África
  • Ciclo vegetativo: perene
  • Altura da planta: crescimento livre, até 1,20m
  • Forma de crescimento: cespitosa (touceira)
  • Forma de uso: pastejo
  • Digestibilidade: satisfatória
  • Palatabilidade: satisfatória
  • Suporte: 2 a 3 cabeças por hectare
  • Precipitação pluviométrica requerida: 1.000 mm/ano
  • Tolerância à seca: média
  • Teor de proteína na matéria seca: 12% no verão e 6% no inverno
  • Produção da matéria seca: 14 -15 t MS/ha/ano
  • Tolerância a insetos e doenças: sensível à cigarrinha

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp