Tipos de capim para gado: Guia Completo

Tipos de capim para bovinos: guia completo

Graças ao momento em que vivemos, de grande avanço da genética, decidir quais são os melhores tipos de capim para gado se tornou uma tarefa que exige conhecimento. Dessa forma, a escolha será a mais produtiva possível.

Neste artigo, traremos pontos importantes a serem considerados e que farão a diferença na decisão final. Uma coisa podemos garantir: você vai se surpreender com a vastidão de opções que poderá encontrar no mercado atual.

Gado abaixando a cabeça para se alimentar da pastagem.
A escolha certa do capim para gado faz toda a diferença.

Por que é importante escolher o capim certo para gado?

Já faz alguns anos que possuímos o entendimento de que a qualidade de uma pastagem influencia diretamente no resultado final do gado de corte. A alimentação do animal é fator determinante em aspectos como maciez da carne, perfil de gordura e até mesmo sabor.

Os animais precisam ter uma dieta específica que contenha uma quantidade certa de fibras e proteínas para que o produto final atinja as expectativas do produtor.

Já que mais de 90% da produção de carne bovina no Brasil é feita em pastagem, é indispensável que a escolha da semente para germinação resulte em um pasto que possua estes quesitos:

  • Alta palatabilidade;
  • Resistência a pragas;
  • Alto teor nutritivo de forragem.

Quais são os diferentes tipos de capim para bovinos?

Cada tipo de capim para gado possui uma característica própria e cabe ao produtor entender qual se aplica melhor ao seu pasto. Vamos entender melhor sobre alguns desses tipos abaixo.

Capim Brachiaria Brizantha

Esta é uma das espécies de capim mais queridas pelos pecuaristas por se desenvolver bem na maioria dos solos, inclusive os ácidos.

Em um país como o Brasil, que possui mudanças climáticas constantes, o Brachiaria Brizantha leva vantagem por ser bem tolerante à seca e ao frio, além de ser bastante conhecido por sua resistência às cigarrinhas.

Seu grande trunfo está na produtividade e no alto índice nutricional que, como citamos no tópico anterior, é um dos pontos mais importantes a ser considerado se está visando um produto final de alta qualidade.

Imagem dividida em duas, na diagonal, com capim Brachiaria Brizantha de um lado e suas sementes do outro.
O capim Brachiaria Brizantha é conhecido por sua grande resistência.

Brachiaria Decumbens

Trazido ao Brasil na década de 60, diretamente de Uganda, na África, o capim Brachiaria Decumbens se adaptou muito bem à região do cerrado.

Esta espécie é muito resistente à seca e, por ser uma forrageira bastante severa, ajuda no controle das ervas daninhas.

A principal característica que a torna tão popular entre os cultivadores do cerrado é a sua capacidade de vigorar em regiões tropicais úmidas, terrenos arenosos e até mesmo argilosos, mas também requer certa drenagem e fertilidade considerável do solo.

 Imagem dividida em duas, na diagonal, com capim Brachiaria Decumbens de um lado e suas sementes do outro.
O Brachiaria Decumbens é o capim ideal para a região do cerrado.

Massai

Por ser uma planta que pode atingir até 60 cm de altura, o capim Massai é capaz de produzir uma excelente forragem e se estabelece em todo o pasto rapidamente.

Por conseguir penetrar sua raiz, a pastagem tem muita facilidade em buscar água e nutrientes nas partes mais profundas do terreno. Também por esse fator, a planta acaba prosperando bastante em solos com deficiência de fósforo ou solos mais ácidos.

Comparado com outros tipos de capim, o Massai apresenta uma boa adaptação aos terrenos de baixa fertilidade, além de grande resistência à infestação de cigarrinhas.

 Imagem dividida em duas, na diagonal, com capim Massai de um lado e suas sementes do outro.
O capim Massai é bastante próspero em solos com baixa fertilidade.

Tamani

Apesar de ser da mesma espécie que o capim Massai (Panicum Maximum), o capim Tamani possui particularidades que podem ser consideradas vantajosas em relação às outras gramíneas.

Além do grande volume de forragens — mas baixo porte —, o valor nutritivo do Tamani e sua grande resistência à baixas temperaturas e pragas são fatores considerados como trunfo por criadores de gado.

Também é uma alternativa bastante rentável em casos de menor orçamento, pois possui um valor mais baixo que as outras de sua espécie.

Imagem dividida em duas, na horizontal, com capim Tamani acima e suas sementes abaixo.
Capim Tamani é a opção mais rentável do mercado.

Mombaça

Se tivéssemos que definir a pastagem preferida do gado, não seria nenhum exagero dizer que o capim Mombaça seria a gramínea escolhida.

Isso acontece porque a planta possui grande palatabilidade e, principalmente, digestibilidade, um ponto que agrada muito o organismo dos bovinos.

Em relação ao plantio, o capim Mombaça se adapta facilmente às diversas condições climáticas, mas também possui a necessidade de ser cultivado em solos mais férteis, por isso, é altamente recomendado para áreas menores e planas.

Imagem dividida em duas, na diagonal, com capim Mombaça de um lado e suas sementes do outro.
O capim mais “saboroso” para o gado é o Massai.

Tanzânia

O capim Tanzânia é uma planta de cultivo de médio porte, utilizada fortemente nas fases de cría e engorda dos bovinos por possuir alto teor de proteína.

Um caso curioso deste capim é o fato de ser altamente atrativo aos animais, assim, mesmo os colmos mais antigos não são rejeitados pelo gado.

Se o foco do produtor é o aproveitamento do pasto, o capim Tanzânia pode ser uma ótima escolha.

Clique aqui e conheça toda a variedade de capins que a Prósementes oferece.

Imagem dividida em duas, na diagonal, com capim Tanzânia de um lado e suas sementes do outro.
O capim Tanzânia é altamente aproveitado pelo gado.

Como escolher o melhor capim para bovinos?

Essa definição de qual é o melhor capim para gado acaba dependendo bastante de qual é o objetivo do produtor e, principalmente, de qual é o tipo de terreno que se tem à disposição.

Por isso, existem algumas dicas extras que podem ajudar a enxergar com mais clareza aquilo que você procura.

Analise o clima da região

Certifique-se de qual é o clima predominante na região que ocorrerá o plantio, se é árido, semiárido, úmido, entre outros.

Analise a frequência com que as chuvas ocorrem na região, bem como a chance de grandes erosões devido a elas.

O capim precisa possuir características alinhadas com o clima da região em que será plantado, do contrário, pode ser que o resultado não atinja o máximo do seu potencial.

Avalie a condição do solo

Leve em consideração as características químicas do solo, como valor nutricional, níveis de fósforo e sódio, propriedades físicas e fertilidade.

O desenvolvimento de cada gramínea passa diretamente por esses quesitos, mas como visto nas diferentes características das plantas, um solo que não seja tão fertil, ou que possua alguma deficiência de nutrientes, não significa um solo ruim, apenas que necessita do tipo certo de pastagem para ser produtivo.

Defina o objetivo

Estabeleça com total certeza qual será o objetivo da pastagem.

Esta é a dica mais importante, pois é a partir dessa definição que se pode planejar e estimar os resultados.

Seja para engorda, cria, recria ou até mesmo silagem, existe um tipo específico de capim para gado que corresponderá a essa expectativa.

Em nossa aba de produtos, você confere uma tabela detalhada para cada um dos tipos de capim para pastagem. Assim pode escolher aquele que está mais alinhado aos seus objetivos.

Imagem da pastagem com capim alto à frente, com nove gados se alimentando dela ao fundo.
Cada tipo de capim possui um objetivo diferente na pastagem.

Qual é o melhor tipo de capim para gado?

Depois de analisar tantos quesitos e perceber a vasta diferença de cada um dos tipos de capim, vale dizer que não existe um tipo que seja melhor do que os outros.

Cada um possui uma finalidade e cada um se adapta de forma diferente em relação ao solo que são plantados.

Assim, vale a pena analisar todos os pontos que foram levantados neste texto e definir com propriedade qual será aquele que te ajudará a alcançar o resultado desejado.

Você confere todos estes tipos de capim para gado aqui na Prósementes e também garante o sucesso da pastagem com as sementes de maior qualidade do mercado.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp