Qual é o melhor capim para cavalo? Descubra Agora

Qual é o melhor capim para cavalo? Descubra agora

Assim como há a necessidade de identificar qual é o capim mais adequado para o gado, também é muito importante entender qual o melhor capim para cavalo, para que a finalidade do seu equino esteja alinhada com o porte muscular dele.

A alimentação através da pastagem ainda pode ser considerada a forma mais rentável de proporcionar nutrição aos equinos e bovinos, porém o objetivo da alimentação é o que difere essas duas classes de animais.

Imagem aproximada da boca de um cavalo rente ao chão, mastigando capim.
Escolher o melhor capim para cavalo exige bastante atenção.

Como a nutrição influencia no melhor capim para cavalo?

Enquanto a maioria das pastagens para gado é centralizada na engorda para corte, os cavalos possuem diferentes funções nas quais a nutrição influencia diretamente no resultado final. 

Por isso, antes de decidir qual o melhor capim para cavalo, tenha 100% definida a finalidade do seu equino: manutenção, crescimento, trabalho ou reprodução. 

Para entender melhor, é interessante ter em mente que cada nutriente encontrado nos alimentos possui um efeito distinto em qualquer organismo. Com o capim para cavalo não é diferente. 

Uma gramínea rica em carboidratos gera mais força ao organismo do animal, sendo ideal para o cavalo com foco em trabalho intenso. 

Já as gramíneas ricas em gordura fornecerão ao animal mais resistência, algo indispensável aos equinos de reprodução. 

Para as éguas prenhas em estágio final de gestação, o nutriente que deve estar mais presente na alimentação é a proteína, pois será transferida diretamente ao potro que virá a nascer.

Clique aqui e conheça todos os tipos de capins que a Prósementes oferece.

Qual é o melhor pasto para cultivar capim para cavalo? 

Depois de ter definido o objetivo, é extremamente necessário que o criador decida por um pasto que apresente as condições ideais para o desenvolvimento do animal. 

É importante optar por um pasto que conte com:

  • Boa aceitação pelos cavalos;
  • Altos níveis de proteína, fibra e gordura limpa;
  • Alto nível de rebrota;
  • Vegetação forrageira, que cubra boa parte do solo.

A altura do capim para cavalo que se desenvolverá também deve ser escolhida com cuidado, pois o manejo é parte fundamental do processo de preparação do terreno para a melhor pastagem possível deles.

Imagem da pastagem com capim alto à frente e seis cavalos se alimentando dela ao fundo.
O terreno correto influencia diretamente na escolha do melhor capim para cavalo.

Quais são os tipos certos de capim para cavalo?

A falta de informação antes de iniciar o processo de pastagem dos equinos é a principal causa de consequências negativas à saúde do animal e frustração por parte dos criadores.

Muitos acreditam que qualquer capim de pastagem para gado se aplica também para os cavalos. Alguns deles realmente servem para as duas espécies de animais, mas saber diferenciá-los e entender suas particularidades é o que tornará o pasto muito mais produtivo, evitando qualquer problema.

Você pode conferir detalhadamente em nossa aba de produtos, uma tabela com as diferenças de cada tipo de capim e suas especificações.

Conheça abaixo alguns tipos de pastagem, para escolher o melhor capim para cavalo.

Mombaça

Um dos queridinhos de qualquer criador ou produtor rural, o capim Mombaça — que também é um dos melhores tipos de capim para gado — pode ser considerado a gramínea de mais fácil adaptação aos diversos tipos de climas e solos. 

É altamente palatável aos animais e possui boa digestibilidade por parte dos equinos, além de riqueza em proteínas. 

Como a maioria dos capins para cavalo que veremos nesta lista, o Mombaça possui alta necessidade de um manejo correto, pois se a planta não estiver na altura ideal de corte e tiver intenso volume, pode causar certos danos à boca dos cavalos.

Mantendo esses cuidados, este pode ser o capim ideal para os cavalos com finalidade de trabalho, graças ao seu valor nutricional.

Imagem dividida em duas, na diagonal, com capim Mombaça de um lado e suas sementes do outro.
O capim Mombaça é riquíssimo em nutrientes.

Massai

Logo quando o Massai chegou ao acesso dos cultivadores, não era uma das gramíneas mais recomendadas para a criação de equinos. 

Isso porque, apesar de ser uma planta com abundância de folhas e pouco caule, algo ideal para o sistema digestivo dos cavalos, aquelas que possuíam caules mais alongados acabavam causando cólicas nos animais.

Mas o segmento se desenvolveu e uma solução surgiu para que a planta fosse aproveitada da melhor forma: dividindo o piquete em três ou quatro partes e realizando o manejo para que a pastagem seja feita em cima das folhas e não dos talos.

Isso tudo são apenas preocupações que devem ser consideradas para que se aproveite a planta da melhor forma possível, pois com o manejo correto, o capim Massai pode ser uma das melhores opções de pastagem, rica em volume de produção e nutrientes.

Imagem dividida em duas, na diagonal, com capim Massai de um lado e suas sementes do outro.
O Massai é o melhor capim para cavalo no quesito volume.

Brachiaria Humidicola

Também conhecido como capim Llanero, o Brachiaria Humidicola é a única gramínea da espécie Brachiaria que pode ser consumida pelos equinos, pois a maioria das plantas dessa espécie possuem baixo valor nutricional.

O que torna o capim Brachiaria Humidícola um diferencial no mercado, é o grande volume de forragem que a planta produz e sua rebrota, a alta capacidade de adaptação a diversos tipos de solo, até mesmo os inférteis, e principalmente a palatabilidade, que torna o alimento muito desejado para os animais. 

Desta forma, seu plantio é muito recomendado em regiões de campos vastamente abertos como o pantanal e até mesmo em regiões de alto teor de fósforo no solo, como o cerrado.

Imagem dividida em duas, na horizontal, com capim Brachiaria Humidícola acima e suas sementes abaixo.
O Brachiaria Humidícola se adapta até em regiões mais adversas.

Vaquero

Alta palatabilidade, alto valor proteico e nutricional, além de forte resistência às condições climáticas, são os pontos que tornam o capim para cavalo Vaquero uma das alternativas de maior busca no mercado.

Se o objetivo do criador é uma pastagem exclusiva para os equinos, o capim Vaquero (Cynodon) é a opção ideal. 

Não significa que para o gado ela não seja interessante, mas devido ao volume de produção da forragem, é mais assertivo possuir o foco em apenas um tipo de animal.

Este tipo de capim para cavalo foi desenvolvido especialmente para produzir forragem em climas tropicais, subtropicais e temperados e produz até 30% mais em anos com seca de verão mais intensa.

Imagem dividida em duas, na diagonal, com capim Vaquero de um lado e suas sementes do outro.
Capim Vaquero é um dos favoritos pelos produtores rurais.

Tamani

De origem africana, a semente do capim Tamani é detentora de um bom Valor Cultural, e isso faz com que essa gramínea se desenvolva bem e forme uma forragem de excelente qualidade.

Ideal para os equinos, mas também para os bovinos, o capim Tamani pode alcançar a altura de até 1,3 m e é considerado uma ótima opção para pastagem por sua imensa resistência a baixas temperaturas e às pragas. 

Seu crescimento é cespitoso e, por isso,  promove uma excelente cobertura de solo. 

Por possuir um valor mais baixo do que as outras de sua espécie, o capim Tamani pode ser uma ótima opção para os casos em que o orçamento do criador for menor.

 Imagem dividida em duas, na horizontal, com capim Tamani acima e suas sementes abaixo.
Capim Tamani é uma opção muito rentável para o produtor.

Afinal, qual é o melhor capim para cavalo?

Reparou como existem algumas decisões a serem tomadas e análises a serem feitas antes de chegar ao momento de investir nas sementes?

Não existe, necessariamente, um tipo de capim para cavalo que seja perfeito ou melhor que todos os outros. O que existe é a adaptação de cada um para seu objetivo e para o terreno à disposição.

Defina a finalidade do seu equino, defina o tempo estimado para que seu resultado seja alcançado e estude a qualidade de seu solo. 

Depois disso, é só escolher o tipo de capim para cavalo que mais se encaixa com tudo que foi analisado.

O mercado está aquecido e repleto de opções diferentes que farão do seu pastejo o melhor possível.

Todos os tipos de capim para cavalo citados aqui você confere na Prósementes, com a melhor qualidade disponível no mercado. 

Clique aqui e faça seu orçamento via WhatsApp.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp