Saiba como plantar semente de grama e descubra quais são as principais

Você provavelmente já deve ter se deparado com um gramado ou pasto que de tão verde e saudável parecia até ser de mentira.

Muitos acreditam que isso é resultado de uma boa irrigação ou que aquele é apenas um solo fértil, mas o que poucos sabem é que o fato de compreender como plantar a semente de grama é a verdadeira chave para o sucesso de uma pastagem.

Neste artigo, vamos te mostrar um passo a passo de como plantar suas sementes de grama — elencando as melhores escolhas — para que você obtenha o melhor resultado.

Imagem de uma mão segurando várias sementes de grama e um gramado com um grande buraco sem gramas ao fundo.
Existe uma forma correta de plantas sementes de grama.

O que você precisa saber antes de plantar semente de grama?

Apesar de algumas gramíneas não apresentarem dificuldades em se desenvolver nos solos menos férteis ou em regiões de clima seco, isso não significa que o planejamento antes do plantio seja dispensável, muito pelo contrário.

É extremamente importante refletir sobre alguns pontos antes de realizar a compra das suas sementes, pois é nesse momento que aumentamos as chances de que o aspecto final do gramado seja o esperado.

Por isso, antes de saber como plantar sua semente de grama, tenha em mente as seguintes condições:

Defina a época do ano

A escolha da estação em que a semente de grama será plantada influenciará diretamente na germinação e desenvolvimento dela.

Optar pela plantação no outono ou verão são as melhores escolhas, pois é o momento do ano em que há mais luz do sol agindo de forma direta no solo, mantendo-o aquecido para a germinação.

Imagem de quatro folhas lado a lado, sendo uma verde, uma amarela, uma marrom e uma marrom escuro, representando o processo de secagem.
Defina bem a estação em que vai plantar suas sementes de grama.

O outono é ainda mais recomendado por não ser uma estação tão quente, já que o calor em excesso pode causar o ressecamento das sementes.

O plantio pode até ser feito na primavera, desde que seja no começo da estação, antes das altas temperaturas se estabelecerem.

Já o inverno pode ser completamente descartado — a depender da região —, pois nessa época não há a incidência de luz necessária para gerar o calor que o solo necessita.

Conheça a área disponível

Conhecer o solo em que você pretende plantar a semente de grama é indispensável para entender qual é a semente adequada para ele.

É interessante observar se o terreno é muito desnivelado, pois isso tende a atrapalhar no escoamento de água, gerando menor cobertura do solo ou falhas no crescimento do gramado.

A quantidade de sementes necessárias para que a grama cubra todo o chão vai de acordo com a extensão de área do seu terreno — e do clima na região, como citado acima — mas a média recomendada é de 15 a 20 sementes a cada 10 cm².

Escolha a semente certa

Cada gramínea possui uma característica própria que se adequa melhor do que outras dentro de um clima, região ou até mesmo de uma finalidade.

Por exemplo, se a finalidade do seu plantio for a pastagem do gado ou de cavalos, deve-se optar por uma semente que formará uma grama mais robusta e alongada, que se adeque bem aos climas amenos e até mesmo áridos.

Se a sua finalidade for desenvolver um gramado para atividades esportivas ou ambientes de lazer, é interessante escolher uma grama de folhas curtas e de boa forragem, que se adeque aos mais variados climas e estações.

Tipos de semente de grama

Para esclarecer ainda mais as diferenças citadas acima, vamos conhecer melhor algumas sementes de grama e suas particularidades.

Você também pode conferir todos os tipos de sementes de grama e capim que a Prósementes oferece, clicando aqui.

Grama Batatais

Foto Semente de Grama Batatais
A grama Batatais é sinônimo de resistência.

Encontrada em praticamente todo o Brasil, a grama Batatais possui uma grande capacidade de cobertura do solo, ajudando a filtrar a água nos terrenos que são mais propícios à erosão. Ou seja, é uma gramínea extremamente importante para que o pasto plano se mantenha desta forma.

A semente de grama Batatais necessita muito da incidência de luz solar e do calor para uma germinação perfeita.

Ao alcançar o estágio mais avançado de florescimento, ela acaba se tornando uma das gramíneas mais resistentes da atualidade, tolerando pragas, secas e, principalmente, o pisoteio.

Toda essa resistência faz com que a grama Batatais seja muito indicada para parques públicos, beiras de rodovias e casas de campo.

Clique aqui e veja como é fácil comprar sementes de grama Batatais. 

Grama Bermuda

Foto Semente de Grama cynodon dactylon
A grama Bermuda Comum se mantém saudável nos mais variados climas.

Divididas entre dois tipos, Bermuda Comum e Riviera, a semente de grama Bermuda é aquela que possui maior poder de regeneração aos desgastes e maus-tratos, sendo, assim, muito recomendada para gramados esportivos em que o atrito é constante, como campos de futebol e jóquei clubes.

Desenvolvida para ser resistente tanto ao frio quanto ao calor, seu plantio pode ser feito em qualquer época do ano, dependendo do local, mas pode ser mais produtivo durante os meses de setembro a fevereiro.

Foto Semente de Grama bermuda riviera
A grama Bermuda Riviera pode ser plantada em quase todo o território nacional.

Apesar de poder ser plantada em praticamente qualquer tipo de terreno, a semente de grama Bermuda precisa de um solo preparado e restelado para recebê-la, permitindo que atinja seu melhor potencial e aparência.

Sua folhagem é rasteira, garantindo bastante cobertura do terreno.

Veja onde comprar sua semente de grama Bermuda Comum ou Bermuda Riviera, clicando aqui.

Grama Ph.D Perennial

Foto Semente de Grama Ryegrass
A grama Ph.D Perennial está presente na maioria dos estádios de futebol.

Como a maioria das gramíneas tropicais, a grama Ph.D Perennial é extremamente resistente ao pisoteio e às variações de temperatura, mas o que a torna diferente das demais é que seu uso é muito indicado para o processo de overseeding, que é a semeadura em um gramado que já existe.

Suas folhas longas e finas causam uma sensação maior de preenchimento do gramado, quando plantadas nesses pastos que já possuem algum desenvolvimento de grama.

Apesar de suportar temperaturas altas e baixas, a semente de grama Ph.D germina de uma forma muito mais saudável em climas mais amenos e locais úmidos.

Um fato muito interessante é que a maioria dos estádios de futebol do Brasil — como Arena Corinthians, Morumbi e Beira-Rio — utilizam a grama Ph.D Perennial em boa parte de seu gramado.

Essa preferência acontece graças à sua folha macia que, com manutenção de corte baixo, permite que a bola role com mais fluidez.

Compre aqui sua semente de grama Ph.D Perennial.

Preparando o solo para plantar semente de grama

Agora que você já tem uma ideia melhor de qual semente de grama se adequa mais ao seu objetivo, vamos entender quais são os processos necessários para o tão sonhado momento do plantio.

Imagem de duas mãos juntas, segurando um punhado de terra, com solo de terra ao fundo.
Antes de plantar, o terreno precisa estar preparado.

Remova ervas daninhas e pedras

Antes de começar a preparar o solo para receber as sementes, é extremamente importante remover todas as ervas daninhas, pedras e pedregulhos presentes no terreno.

Isso evitará que um pequeno ramo se espalhe por todo o seu gramado, estragando todo o trabalho feito.

Nivele o terreno e mantenha a terra aerada

Manter o terreno mais plano o possível fará com que a maior parte das sementes de grama germinem e se desenvolvam por igual. Este processo pode ser feito com um rastelo.

Aerar o solo também é muito importante, pois, com a quebra dos torrões de terra, as raízes da semente podem se desenvolver com mais profundidade.

Para isso, utilize uma enxada e remexa a terra criando sulcos com, aproximadamente, 10 cm de profundidade.

Alimente o solo com adubos e fertilizantes

 Imagem de uma mão jogando fertilizante no solo de terra.
Garanta que a semente de grama receba todos os nutrientes necessários.

Após aerar, é hora de garantir que a terra seja alimentada corretamente.

Para isso, comece utilizando um ancinho para alisar a superfície e, imediatamente em seguida, espalhe pelo menos 5 cm de adubo orgânico sobre o solo. Utilize o próprio ancinho para espalhar o adubo uniformemente.

Essa adubação vai garantir que a terra fique com a consistência ideal para um plantio saudável, independentemente se a textura predominante dele for de barro ou mais arenosa.

São os compostos orgânicos que farão todo o trabalho de reter umidade de um solo mais úmido ou levar umidade para um solo totalmente seco.

Depois da adubação, é necessário firmar o solo para que o vento não espalhe toda a terra preparada.

Por fim, utilize fertilizantes para alimentar a terra com os nutrientes adicionais, como o fósforo, que ajudarão as sementes de grama a brotarem com mais facilidade.

Existem alguns fertilizantes próprios para o cultivo de grama. Por isso é interessante pesquisar no mercado por aqueles que possuem essa particularidade.

Lembre-se: para um uso consciente e correto do produto, leia sempre as instruções.

Hora de plantar sua semente de grama

 Imagem de um solo de terra repleto de sementes de grama, com uma mão segurando muitas sementes acima dele.
Com o solo preparado, você já pode plantar suas sementes.

Agora que você já escolheu as sementes apropriadas e o solo está prontinho para recebê-las, é hora de plantar.

Primeiro, espalhe as sementes de grama por toda a área. Se o local for pequeno, isso pode ser feito com as mãos mesmo, mas se for um ambiente vasto, é interessante utilizar um espalhador próprio para isso.

Se for semear com as mãos, metade das sementes devem ser espalhadas verticalmente e a outra metade horizontalmente, para que haja uma cobertura completa.

Como citado anteriormente, a quantidade ideal de sementes varia muito do clima e do tipo de grama, mas o mais comum é que se plante de 15 a 20 sementes a cada 10 cm²

Posteriormente, use o ancinho para cobrir as sementes de grama com uma fina camada de terra e logo em seguida passe o rolo nivelador para firmar a terra novamente.

Dica de ouro: utilizar uma manta térmica ao fim do processo garante mais proteção contra o crescimento de ervas daninhas e ainda ajuda a manter a temperatura e umidade no solo.

Agora é só cultivar e preservar

Este pode até ser o processo mais “demorado”, pois assim que toda a preparação e plantio são realizados, a única coisa a ser feita é manter todo o cuidado com o cultivo durante algumas semanas.

A irrigação será a parte principal de todo o processo, então também deve ser feita da forma correta, seguindo alguns padrões para que a semente de grama receba a quantidade certa de água que ela necessita.

Assim que plantadas, regue as sementes com pouca água, até três vezes ao dia. Mas lembre-se: o solo nunca pode ficar encharcado, pois isso matará a germinação.

Quando a semente começar a germinar, diminua a quantidade de regadas para duas vezes ao dia e quando a grama atingir mais de 2 cm de comprimento, regue apenas uma vez ao dia.

A partir dos 3 cm de comprimento, sua grama já estará em fase de estabelecimento, se firmando quase que por completo no solo. Neste momento, a irrigação já pode ser feita apenas duas vezes por semana.

Imagem aproximada de um gramado, com uma pessoa utilizando um cortador de grama ao fundo, desfocada.
Mantendo os cuidados, seu gramado será saudável por muito tempo.

Mantendo o manejo correto, com podas na altura desejada e sempre retirando as ervas daninhas de imediato, você terá um gramado vistoso, robusto e saudável, independentemente de qual seja o seu objetivo.

Todos os tipos de sementes citadas neste artigo, como a semente de grama Bermuda e Batatais, você encontra na Prósementes com a melhor qualidade do mercado.

Clique aqui e compre agora suas sementes de grama!

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp