O que é adubação verde e quais leguminosas utilizar

A cada ano que passa, a técnica de adubação verde se torna mais presente nas lavouras e plantações de todo o Brasil, por ser uma solução que garante vantagem competitiva ao produtor rural.

Neste artigo vamos te explicar o que é a adubação verde, como ela funciona, quais sementes utilizar para esse processo e, principalmente, quais vantagens ela trará ao seu plantio.

 

Imagem de uma plantação de leguminosas que vai até o horizonte, com um céu azul acima.
A adubação verde é uma das práticas que mais cresce em plantações de todo o Brasil.

O que é adubação verde? 

Muitos confundem a adubação verde com a adubação orgânica, já que são dois processos que utilizam elementos vegetais para realizar a compostagem.

Mas as similaridades param por aí. Ao contrário da adubação orgânica, que conta basicamente com resíduos de vegetais que já estão em decomposição, a adubação verde se dá através da plantação de leguminosas que, ainda em vida e presas às suas raízes, realizarão o processo de revitalização da terra.

A principal finalidade desse processo é reciclar os nutrientes que já estão no solo, seja naqueles que estão degradados, trazendo de volta à vida, seja para agregar nutrientes aos que estão empobrecidos ou para conservar os que já estão em ótimas condições.

A escolha das leguminosas para essa técnica se deve pelo fato de suas raízes serem muito profundas e causarem a descompactação do solo.

Essa descompactação gera a fixação e o acúmulo de nitrogênio no solo, um elemento que é fundamental para o desenvolvimento de qualquer planta. 

Além disso, a presença de nitrogênio em grande quantidade é o que configura um solo como verdadeiramente fértil.

Agora que já entendemos o que é a adubação verde é hora de entender todos os benefícios que ela gera para a plantação.

Clique aqui e conheça todas as sementes de leguminosas que a Prósementes oferece!

Quais são as vantagens da adubação verde?

Seja no aspecto físico do terreno, no aspecto saudável ou produtivo, a adubação verde garante algumas vantagens ao cultivador. Vamos conhecê-las:

Fixação do nitrogênio no solo

Podemos dizer que a fixação de nitrogênio no solo é a principal função da adubação verde, pois é justamente graças a esse processo que se ocorre a fertilização.

 

Imagem de um solo de terra descompactado, com uma fileira de mudas de milho plantadas ao lado
Um solo descompactado com abundância de nitrogênio é garantia de fertilidade.

O produtor que realiza a técnica de adubação verde pode garantir uma aceleração de até 25% no processo de desenvolvimento das mudas principais, colocando-o em vantagem em relação aos que não realizam esse processo.

Também é importante ressaltar que um terreno que possui abundância de nitrogênio significa que a necessidade de realizar a adubação química e uso de fertilizantes será menor, reduzindo alguns custos de investimento .

Redução de erosão

Um pesadelo para muitos produtores rurais é a erosão, que acaba influenciando diretamente na redução de produtividade.

Esse problema diminui — e muito — com adubação verde, pois toda a estrutura de folhas e caules das leguminosas proporcionam uma cobertura vegetal para a plantação, evitando que chuvas e ventos fortes possam causar grandes estragos no terreno.

A quantidade de matéria orgânica no solo também aumenta com a adubação verde, melhorando a densidade do solo e a retenção de água.

Controle de pragas e ervas daninhas

Algumas leguminosas funcionam como uma espécie de “planta armadilha” para as pragas, como é o caso das Crotalárias, que ajudam a controlar a população de nematoides.

Basicamente, funciona assim: a planta leguminosa permite que os nematoides juvenis penetrem em suas raízes, mas impede que os mesmos se desenvolvam até a fase adulta, através de substâncias nematicidas que são liberadas na própria raiz.

Desta forma, é como se a planta fosse uma espécie de rede, que atrai as pragas para si e as elimina.

 

Imagem de uma pessoa de luvas brancas arrancando uma muda de erva daninha do solo.
A adubação verde combate diretamente o crescimento de ervas daninhas.

Já que na maioria dos casos as leguminosas plantadas para adubação verde são de uma espécie bastante diferente da cultura principal de interesse do produtor, o resto da plantação não corre riscos de contaminação.

Outro ponto positivo é o controle de ervas daninhas que a adubação verde oferece.

Através das folhas e forragens que as leguminosas geram, uma barreira física se forma, impedindo a incidência do sol, que é o principal fator para o desenvolvimento destas plantas daninhas.

Adubação verde é sustentabilidade

Como citado nos tópicos acima, a adubação verde acaba reduzindo bastante a necessidade do uso de pesticidas e adubos químicos que, em um espectro geral, agridem o meio ambiente de forma drástica.

O setor agrícola viu, em 2021, um aumento de 101% dos valores destinados a práticas sustentáveis dentro do segmento. Dessa forma, a adubação verde se torna uma alternativa muito viável para aqueles que se preocupam com essa prática tão importante.

Quais leguminosas utilizar na adubação verde?

As leguminosas em geral possuem efeito benéfico quando plantadas com a intenção de adubação, mas cada espécie tem uma característica específica que a torna mais eficiente em determinada situação.

Aqui, vamos conhecer as particularidades das principais sementes próprias para adubação verde, para que você possa escolher aquela que melhor se adapta às suas necessidades.

Todos os tipos de sementes para adubação verde citados aqui você encontra na Prósementes.

Crotalárias

Divididas entre as espécies Spectabilis e Juncea, as Crotalárias são aquelas leguminosas responsáveis pela contenção das pragas e infestações.

Ambas possuem crescimento rápido e agressivo, proporcionando ótima cobertura do solo.

A Crotalária Spectabilis é considerada um dos adubos verdes mais eficientes no controle de fitonematoides e é extremamente usada na rotação de culturas, como a de cana-de-açúcar.

 

Imagem dividida em duas, na diagonal, com a leguminosa Crotalária Spectabilis de um lado e suas sementes do outro.
A Crotalária Spectabilis é extremamente eficiente contra pragas.

Ela ainda se destaca pela forte fixação de nitrogênio e produção de massa verde.

Já a Crotalária Juncea possui o diferencial de proteção contra a erosão, por ser uma planta bastante arbustiva, podendo alcançar até 3 metros de altura e 1,5 m de diâmetro.

 

Imagem dividida em duas, na diagonal, com a leguminosa Crotalária Juncea de um lado e suas sementes do outro.
A Crotalária Juncea ajuda a impedir as deformidades do solo.

Clique aqui para garantir suas sementes de Crotalária Spectabilis ou Crotalária Juncea.

Mucuna Preta

A Mucuna Preta é a principal leguminosa utilizada para a contenção de ervas daninhas, por possuir uma folhagem rasteira que cobre boa parte do solo, evitando a entrada de luz do sol.

Ao final de seu ciclo, as folhas secam e caem, formando uma espécie de manto de alguns centímetros sobre a terra. Esta camada se torna uma excelente cobertura morta, que também impede o crescimento direto das ervas daninhas.

A Mucuna Preta já é usada há mais de 50 anos por agricultores no Espírito Santo, principalmente em culturas de milho, pois é uma das únicas leguminosas que não interfere na produção e na colheita desse tipo de cultura.

 

Imagem dividida em duas, na diagonal, com a leguminosa Mucuna Preta de um lado e suas sementes do outro.
A Mucuna Preta é a leguminosa responsável por evitar a proliferação de ervas daninhas.

Clique aqui e garanta agora suas sementes de Mucuna Preta.

Qual é a melhor leguminosa para adubação verde?

Depois de entender melhor qual é o objetivo da adubação verde, os seus benefícios e particularidades de cada leguminosa, podemos afirmar que não existe necessariamente alguma que seja melhor do que a outra.

Cada uma delas possui um ponto forte que deve ser alinhado àquilo que o produtor vê como maior deficiência ou carência da sua plantação. 

A adubação verde em determinada cultura não precisa, necessariamente, ser feita com apenas um tipo de leguminosa, mas é importantíssimo que se estude com cuidado os efeitos que uma possível mistura possa acarretar.

Para começar a implementar agora a adubação verde na sua cultura, clique aqui e entre em contato com a Prósementes para garantir as sementes de leguminosas de maior qualidade e custo-benefício do mercado! 

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp